SINTEC

História do SINTEC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Cupira tem sua origem no ano de 2008, inicialmente como uma associação de professores da rede pública município, sendo o ponto de partida para o despertar da classe.

A associação foi criada para atender aos anseios imediatos de alguns professores que na época sentiam a necessidade de representação coletiva desses trabalhadores. Uma parte significativa dos professores organizou-se na associação em prol de melhorias urgentes para os associados.

Em 2012 a associação passou por reformulações e ampliações, tornando-se núcleo municipal do SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Pernambuco. Desta forma, aumentou sua abrangência de defesa, seus conhecimentos institucionais e configurou uma visão e um perfil sindical. Passou também a ter assessoria administrativa e jurídica profissionalizada de um sindicato em nível estadual, com organização bem mais elevada da que outrora pertencia.

Durante esse período, que durou até o ano de 2016, a categoria obteve grandes conquistas, vivendo momentos de boas relações de classe com o Executivo municipal, o que resultou, por exemplo, na elaboração do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério, em 2014, que se transformou em Lei Municipal de número 077/2014, e até hoje encontra-se em vigor, norteando as garantias salariais do piso nacional do magistério público.

Em 2016, vislumbrando melhor resoluções e maior aproximação com as peculiaridades da categoria, surgiu a necessidade da criação do sindicato próprio do município, com uma visão em que todos os esforços fossem voltados aos trabalhadores da educação municipal.

Foi implementado, então, o SINTEC – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Cupira, contando com a grande parceria dos companheiros da diretoria do SINTEPE, que inicialmente orientaram o processo organizacional, burocrático e jurídico para que o sindicato deixasse de ser núcleo deles e se tornasse a instituição que representa todas as trabalhadoras e trabalhadores da educação, com a cara, o jeito, a vontade e a força cupirense.

Desde então o SINTEC vem defendendo os interesses coletivos e individuais, referentes à valorização e ao respeito profissional dos trabalhadores. Baseado no diálogo, com seriedade e responsabilidade, objetivando o bem estar e melhoria na vida de cada servidor da educação. Orientando, representando e lutando para que as conquistas da classe sejam implementadas, executadas e angariadas.

Significado da sigla:

SIN (Sindicato – instituição representativa)

T (Trabalhadores – segmento de classe organizada)

E (Educação – categoria representada)

C (Cupira – município de criação e atuação)

História da Diretoria

A seguir, um breve relato sobre a composição da diretoria e seus principais membros diretores da história do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Cupira.

A associação de professores da rede municipal que iniciou no ano de 2008, foi encabeçada pelos professores Alcides Mauricio, Neide Torres, Joelma Edileuza, Josefa Maria, Rosilda Gama e Alda Cristina, juntamente com um grupo significativo de professores.

Em 2012, quando a associação de professores passou pela sua reformulação e ampliação de abrangência, tornando-se núcleo municipal do SINTEPE, foi presidido pelo professor Alcides Mauricio, que atuou até o ano de 2016.

A partir da criação do sindicato próprio, com perfil e esforços voltados aos servidores do município, em 2016, teve com primeira Diretoria Executiva os professores: Zilma Josefa Cavalcante (presidenta), José Vieira Melo Sobrinho (tesoureiro) e Alcides Mauricio (secretário) – que após um ano de mandato renunciou ao cargo, sendo recomposto pelo professor Osinaldo Osvaldo da Silva, através de assembleia extraordinária –, até o ano de 2022.

Em 2022, após as renúncias dos membros da diretoria, a presidenta (Zilma) e o secretário (Osinaldo), o professor José Vieira (tesoureiro), assumiu como presidente interino, até a recondução dos cargos em vacância da diretoria (haja vista, que a vice presidente do sindicato – Maria Rosimery – também renunciou ao cargo que sucederia a presidência), que foi realizada por meio de votação em assembleia extraordinária. Nesta eleição foram escolhidos o professor Sebastião Alcides Lourenço de Melo e a professora Rachel Pereira de Melo, que assumiram, recompondo a diretoria executiva do sindicato, Diretor Presidente (prof. Sebastião), Diretor Financeiro (Prof. José Vieira) e Secretária (prof.ª Rachel).

Esta diretoria segue até o presente momento representando o SINTEC.