SINTEC

Nossas Lutas & Conquistas

 O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Cupira, tem seu histórico marcado por lutas e conquistas em favor desta classe trabalhadora, que tem importância ímpar na construção econômica, social e cidadã dos munícipes cupirenses.

Com diálogo sério e defensivo, buscando a valorização dos profissionais da educação, o SINTEC, juntamente com sua força sindical chancelada por sua classe trabalhadora, já obteve grandes conquistas que marcaram positivamente a vida dos servidores municipais.

O Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério, foi a principal conquista sindical, dando garantias e valorização à categoria desses servidores da educação. Provocado pelo SINTEC, foi construído um grupo de trabalho com representantes do Executivo municipal, Secretaria de Educação, Sindicato (SINTEC) e professores convidados, que trabalharam exaustivamente na elaboração do PCC do magistério. Cumprindo assim, a proposta do piso salarial para os professores encaminhada pelo governo federal, no exercício do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em forma de projeto de lei, à Câmara dos Deputados, no qual o projeto, de nº 619/2007, que foi anexado ao de nº 7.431/2006, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e que já tramitava no Senado Federal. Ambos deram origem à Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, sancionada pelo Presidente Lula, entrando em vigor 1º de janeiro de 2009, que até aquele momento não estava sendo executado no município de Cupira. Concluída a elaboração do PCC municipal, que em seguida se transformaria em lei, nº 077/2014, em 17 junho de 2014, sancionada pelo prefeito da época, Sandoval José de Luna, o Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério de Cupira, entra em vigor, garantindo à categoria o cumprimento da lei federal e a melhoria nos salários dos profissionais.

Após a implementação do plano de cargos e carreira, o SINTEC manteve-se vigilante sobre a atualização do Piso Nacional do Magistério, estando presente na fiscalização das adequações e correções salariais anuais, propostas pelo governo federal.

Essa atuação expressiva do SINTEC, na fiscalização da atualização do piso salarial da categoria, oferece garantias aos servidores, contribuindo para que os gestores do executivo mantenham os salários dentro dos parâmetros exigidos nacionalmente, pois só com os cumprimentos dessas correções salariais anuais é que se pôde ser possível atingir a saúde financeira na folha salarial dos trabalhadores da educação de Cupira.

Ainda como conquista impetrada pelo SINTEC à classe, a seleção de gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares, também marca a luta do sindicato pela transparência na gestão democrática do ensino, assim como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nos artigos 15 e 14 e o Plano Nacional de Educação.

É interesse do sindicato, a transparência pública e o respeito a toda categoria de classe que por ele representada: Professores, coordenadores, secretários, gestores, porteiros, merendeiras, auxiliares de limpeza, auxiliares administrativos, auxiliares de sala, e todos aqueles que fazem a educação municipal.